Serviços

Conservação, Restauro e Arte

A Junqueira 220 presta serviços nas diversas áreas que a seguir são referidas.

Poderá ou não haver intervenção directa, do elemento em causa, conforme o seu estado de conservação. Em muitos casos, poderá apenas haver um estudo e aconselhamento de conservação preventiva, a qual poderá apenas implicará criar as condições ideais, ou as melhores possíveis para o preservar.

Muitas vezes é necessária uma intervenção directa, ao nível material, no sentido de minimizar os danos que os objectos ou monumentos apresentem, e com o fim de os conservar para o futuro. Nestas condições é feito, em primeiro lugar um estudo profundo das características materiais e artísticas de cada elemento, bem como das patologias e encontrar as soluções necessárias ao nível conservativo, ético, estético, histórico e filosófico.

Todos os técnicos da Junqueira têm presente a fragilidade estrutural de cada objecto de arte e que este é único e irrepetível, o que transmite um alto sentido de responsabilidade no momento da intervenção. Esta, por isso, só terá lugar depois do estudo e investigação e de determinados os objectivos a alcançar.